Afrodisiacos naturais

A Próstata e o seu papel

23-12-2011 21:43

Afinal, o que é próstata? Muitas pessoas já ouviram falar sobre ela, mas têm apenas uma vaga ideia sobre o seu papel; e muitos não sabem mesmo onde ela se encontra. Na realidade, médicos e cientistas ainda não entendem bem a sua função, de modo que há muito para se conhecer sobre a próstata e as doenças que a afectam.

A glândula prostática está localizada imediatamente abaixo da bexiga. Glândulas segregam fluídos e a próstata fabrica parte do fluído (sémen) liberado no clímax do ato sexual. A próstata precisa de hormonas testiculares para que possa funcionar, se essas hormonas masculinas estão baixas, a próstata encolhe. O fluído das glândulas é feito no epitélio (camada de células especiais chamadas células epiteliais). Nas glândulas, o epitélio é envolvido por um tecido, chamado estroma. Na próstata, o estroma contém fibras musculares, as quais podem influenciar os sintomas produzidos pelos distúrbios prostáticos. Tanto o epitélio como o estroma crescem com o aumento da próstata. Além disso, embora a próstata tenha a aparência de um único órgão, na realidade ela tem duas partes distintas, cada uma delas susceptíveis a diferentes doenças.

 

O interior da glândula prostática

A glândula prostática fica abaixo da bexiga e a uretra (conduz a urina da bexiga até a abertura do pénis) passa através dela. os dois ductos que conduzem o sémen e o líquido seminal (os canais deferentes) juntam-se à uretra, no interior da próstata.

 

Embora isto possa parecer um pouco complicado, vai ajudar a compreender os problemas causados pela próstata, e como eles são tratados, se ela for vista como consistindo em uma parte interna e outra externa, ambas constituídas por glândulas (epitélio) envolvidas por tecido (estroma) contendo músculo.

Perto da próstata há dois músculos importantes chamados esfíncteres. Estes controlam a bexiga impedindo que perca urina. Eles também ajudam a eliminar o esperma no clímax do ato sexual. O músculo abaixo da próstata, chamado esfíncter externo da bexiga, é particularmente importante para prevenir a perda de urina pela bexiga.

O que causa os sintomas?
Normalmente quando um homem envelhece, a sua próstata aumenta de tamanho. A maior parte deste aumento ocorre após os 50 anos. O fato de a próstata crescer não é importante em si, e, na verdade, os transtornos que ela causa não dependem de seu tamanho real. Entretanto, a próstata envolve o tubo da bexiga chamado uretra e à medida que ela cresce, comprime a uretra estreitando a via de saída da bexiga. A isto se dá o nome de obstrução, que resulta na diminuição do fluxo da urina.

 

Efeitos de uma próstata aumentada

À medida que a próstata aumenta de tamanho, começa a comprimir a uretra, o ducto através do qual a urina tem de passar para esvaziar a bexiga. Como consequência, a micção é dificultada e a bexiga não se esvazia completamente.


Sintomas da obstrução

Uma vez que a obstrução ocorre gradualmente, muitos homens não se dão conta de que ela ocorre. Eles podem notar que o jacto da urina já não atinge a mesma distância do que quando eram mais jovens e que não sai com tanta força. À medida que essa condição piora, pode haver uma demora para o início da micção (chamada hesitação) e o jacto de urina interrompe-se no final, algumas vezes terminando num gotejamento desagradável. Pode também haver uma sensação de que ainda há urina na bexiga – referido como esvaziamento incompleto.

 

 

 

Sintomas obstrutivos

Quando o aumento da próstata obstrui directamente a bexiga,
os seguintes sintomas podem ser observados:

Hesitação

Ter de esperar para que a urina comece a fluir.

Fluxo fraco

A urina flui com menos força, atingindo uma pequena distância, às vezes directamente para baixo.

Gotejamento terminal

O fluxo de urina continua após o jacto principal, às vezes em golpadas ou em gotas. Ocasionalmente, vem um segundo grande jacto de urina (às vezes chamado micção em dois tempos).

Esvaziamento incompleto

Há a sensação de que ainda resta urina na bexiga, após terminada a micção.

 

 

Desenvolvimento dos sintomas irritativos
Os sintomas obstrutivos descritos acima podem não ser muito problemáticos. Entretanto, a bexiga tem de fazer um grande esforço para vencer a obstrução e, depois de um certo tempo, isso pode afectar o seu funcionamento.

Alguns homens desenvolvem sintomas irritativos. Eles sentem necessidade de urinar mais vezes (frequência), com uma sensação de premência (urgência) que pode chegar ao ponto de se molharem. Se esses sintomas invadem a noite (nocturna), a perda de sono vai tornar-se um problema.

Isto pode resultar num grande incómodo, não apenas para o próprio homem, que vai ter de evitar longas caminhadas, procurando sempre estar perto de uma casa de banho pública, como para sua família, amigos e colegas, os quais podem não ser sempre compreensivos.

Na realidade, os amigos e parentes dão conta do problema mesmo antes do sofredor, o qual vai aos poucos adaptando as suas actividades aos sintomas e considerando estes como parte da vida. Frequentemente um paciente é encorajado a procurar tratamento por sua esposa, cujo o sono é continuamente interrompido pelas suas idas à casa de banho.

 

Sintomas irritativos

Os efeitos sobre a bexiga de ter de fazer um grande esforço para
vencer a obstrução pode causar os seguintes sintomas.

Frequência

Um tempo anormalmente pequeno entre duas micções

Nocturna

Acordar a noite para urinar.

Urgência

Ser incapaz de se conter após sentir vontade de urinar. Pode levar à perda de urina (incontinência).

Sensação de esvaziamento

Com sintomas irritativos pode haver uma sensação de que o esvaziamento da bexiga não se completou, mesmo ela estando vazia.

 

 

Retenção aguda de urina
Algumas vezes acontece a um homem com próstata aumentada, de repente, ser incapaz de urinar. A bexiga enche e torna-se dorida. Isto é chamado retenção aguda.

A causa da retenção pode, às vezes, ser identificada. É uma complicação comum de operações cirúrgicas e mesmo estar confinado ao internamento, por uma infecção pulmonar, por exemplo, pode ser suficiente. Uma constipação pode causar uma retenção.

Alguns homens desenvolvem retenção se as suas bexigas ficam muito cheias. Isto pode ocorrer, por exemplo, numa viagem longa.

O frio é um outro problema.

Bebidas longas, especialmente bebidas alcoólicas, enchem a bexiga de forma bastante rápida.

Medicamentos chamados diuréticos, prescritos para remover fluído excessivo do corpo devido a doenças cardíacas ou pulmonares, também podem causar retenção.

Entretanto, a retenção frequentemente ocorre sem nenhuma razão aparente, em homens que previamente não tinham tido problemas de próstata – talvez porque tinham sintomas obstrutivos que incomodavam menos. Os motivos para isso acontecer ainda não estão bem esclarecidos. É possível que a interrupção final seja causada por uma leve infecção ou alguma outra questão que cause inchaço da próstata.

Retenção cronica da urina
Uma retenção não-dolorosa da urina (retenção crónica) ocorre ao longo de meses ou anos e a bexiga vai se dilatando até alcançar quatro a cinco vezes o seu tamanho normal. De maneira geral, os homens não se dão conta de que isso esteja a acontecer, mas às vezes a bexiga cheia vaza e molha a roupa. Em alguns casos, a pressão na bexiga pode aumentar e lesar os rins. Isto é muito raro, embora seja muito improvável que homens com distúrbios da próstata desenvolvam insuficiência renal; um tratamento adequado nos estágios iniciais vai curá-lo completamente, assim, é importante que exames sejam realizados para excluir essa possibilidade.

Outras complicações
Se a bexiga não se pode esvaziar adequadamente, qualquer urina que permanece nela pode infectar-se ou formar cristais que crescem formando pedras. Se a urina se infecta, isso pode causar uma sensação de ardor, chamada disúria, durante a micção.

Uma cirurgia da próstata pode ser necessária para resolver as infecções repetidas, mas às vezes isso pode ser um sintoma de prostatite.

Algumas vezes uma próstata aumentada pode sangrar, mas o sangramento provavelmente é devido a outras causas e deve ser investigado. Muito ocasionalmente, sangramentos repetidos são razões para uma cirurgia de próstata.

Porque a próstata aumenta então?

aumento da próstata é mais comum devido a um crescimento natural do tecido prostático e é parte do processo de envelhecimento. Pode-se também dever a um cancro ou a uma inflamação da próstata.

Hiperplasia benigna da próstata
Na maioria dos homens a próstata aumenta à medida que envelhecem. Sob microscópio, esse aumento benigno (simples, não canceroso) é visto como uma alteração chamada hiperplasia benigna da próstata, ou HBP.

A razão exacta para esse crescimento ainda é incerta, mas ela precisa de hormonas masculinas. A maioria dos homens acima de 80 anos tem essa condição e cerca de metade deles apresenta algum sintoma decorrente disso.

À medida que a próstata aumenta, crescem ambos, epitélio e estroma. Às vezes a próstata não está muito aumentada e os sintomas são causados pela contracção do músculo no estroma que comprime abertura da bexiga e da uretra.

A HBP inicia-se na parte interna da glândula e à medida que ela aumenta comprime a parte externa da glândula até que esta se reduza a uma fina camada, então denominada cápsula. A HBP nunca se espalha para além da glândula. Não importa o tamanho que a próstata atinja, ela permanece coberta pela cápsula, como uma castanha em sua casca. Quando um médico examina uma glândula com HBP, ela tem uma superfície lisa com uma forma regular e uma consistência elástica, em vez de dura. A não ser que ela cause os tipos de sintomas descritos acima, o paciente não irá sentir nada de diferente simplesmente porque sua próstata está aumentada e a glândula parece funcionar normalmente.

 

Cancro da próstata

O cancro da próstata normalmente afecta a camada externa da glândula, mas à medida que o tumor cresce e invade a parte central, ele vai obstruir a uretra.

 

 

Cancro da próstata
A próstata é um dos órgãos que pode desenvolver tumores cancerosos. Estes por norma têm inicio na parte externa da glândula e inicialmente podem não bloquear a uretra. Muitos homens com tumores têm, coincidentemente, HBP e são os sintomas desta que levam à descoberta do cancro. Envolvendo a parte externa da glândula há uma fina camada de tecido que também é chamada de cápsula, o que pode causar confusão.

No início, o tumor fica confinado a esta cápsula externa, mas, á medida que cresce, espalha-se através da cápsula e cresce para dentro dos tecidos ao redor da próstata. Ele pode se espalhar por meio de células que se destacam dele. Estas são retidas pelas glândulas linfáticas próximas à próstata de onde se podem desenvolver tumores secundários (metástases). O tumor também se pode espalhar através dos vasos sanguíneos, geralmente para os ossos da coluna e da pelve.

Um médico vai suspeitar de um tumor se há um nódulo duro na próstata, se esta como um todo está dura e se a sua forma é irregular. Entretanto, tumores muito pequenos são impossíveis de serem identificados.

 

Prostatite
A inflamação da próstata (prostatite) por infecção ou qualquer outra causa não é incomum e pode ocorrer em todas as idades. Algumas vezes ela causa sintomas como os da cistite – dor e queimadura durante a micção. Nos homens mais velhos, que já sofrem de HBP, esta pode exacerbar os sintomas prostáticos.

A prostatite pode causar sintomas muito vagos e ser difícil de diagnosticar. Adiante há mais informação sobre prostatite.

Pontos centrais

·         Os sintomas prostáticos podem ser obstrutivos ou irritativos.

·         Os principais distúrbios da próstata são:
- Hiperplasia benigna da próstata (HBP).
- Cancro da próstata.
- Prostatites.

 

Saiba mais sobre:

Tratamentos para a ejaculação precoce

Quais as causas da impotencia?

Impotencia e diabetes

 

Tratamento indicado para um melhor funcionamento da próstata

Esta categoria está em branco.