Afrodisiacos naturais

A diabetes leva a disfunção sexual?

02-11-2012 08:17

A diabetes infelizmente pode levar à disfunção sexual. Algumas estimativas indicam que 50% dos homens e 30% das mulheresDiabetes leva a disfunção erectil? com diabetes experimentam problemas sexuais. Evidentemente, a disfunção sexual provocada pela diabetes é um problema de saúde extremamente importante para homens e mulheres.

O sexo feliz e saudável exige uma delicada interacção entre os sistemas nervoso central, circulatório e endócrino - e os altos níveis de açúcar do sangue podem atrapalhar qualquer etapa ao longo do caminho.

Embora as estimativas variem, homens com diabetes são de duas a três vezes mais passíveis de ter disfunção eréctil que os homens que não têm diabetes. Alguns estudos também sugerem que os homens com diabetes desenvolvem (também os casos) sintomas e sinais de disfunção eréctil mais graves e mais difíceis de tratar. Como isso acontece? Os pacientes com diabetes frequentemente apresentam artérias obstruídas e os bloqueios nesses vasos podem reduzir o fluxo de sangue para o pénis a ponto de não ser possível produzir uma erecção. A diabetes também pode causar lesões em artérias menores no pénis, que podem impedir o tecido de se expandir. Nesse ínterim, os altos níveis de açúcar do sangue podem danificar os nervos que iniciam e controlam as erecções.

Para as mulheres, a disfunção sexual relacionada à diabetes é mais variada e complexa do que nos homens, mas não menos preocupante. Embora os investigadores tenham tradicionalmente dedicado mais tempo a descobrir como a disfunção sexual afecta os homens, começa-se agora a dar mais enfase à maneira como os níveis de açúcar no sangue afectam a disfunção sexual nas mulheres. Os níveis de açúcar mal controlados podem reduzir ou bloquear a produção de fluídos que lubrificam a vagina e que tornam a relação sexual mais fácil e mais prazerosa. Também pode ocorrer uma redução da sensibilidade na genitália, o que limita e torna mais difícil atingir o orgasmo. 

Então, para manter a paixão viva é importante manter níveis saudáveis de açúcar no sangue. E embora o manuseio do medidor de glicose provavelmente não vá aumentar o clima romântico, os médicos dizem que os usuários de insulina devem verificar os níveis de açúcar no sangue antes de iniciarem a actividade sexual para evitarem um possível episódio de hipoglicemia. Aplique a mesma regra que aplicaria se fosse para uma caminhada: se os níveis de açúcar no sangue estiverem muito baixos, coma algum alimento rico em hidratos de carbono antes ou logo depois da relação sexual.

Existem também algumas opções naturais que podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo, como é o caso dos afrodisíacos naturais que possibilitam uma melhoria do desempenho sexual tanto em homens como em mulheres e que podem ser uma excelente ferramenta para quem sofre de sintomas de disfunção sexual originados pela diabetes.

 

Saiba mais sobre:

Quais as causas da impotencia?

Impotencia e diabetes

Como aumentar o desempenho sexual?

Aumentar o desejo sexual feminino