Afrodisiacos naturais

Entender a resposta sexual feminina

23-12-2011 23:29

 

Entender a resposta sexual feminina

Para entender a resposta sexual feminina é importante diferenciar as fases dessa resposta. Estas fases são o estímulo, engurgitamento, a lubrificação, a fase de platô, o orgasmo e a ejaculação feminina. Cada uma delas corresponde a um evento que pode acontecer isoladamente, ou em conjunto.


Estímulo sexual

É o começo de toda resposta sexual. Pode ser psíquico (apenas por pensamento, visual ou auditivo) ou físico (toque). Hoje sabe-se que a parte psíquica do estímulo sexual, especialmente para a mulher, é ponto fundamental para a completa realização sexual.

Durante muito tempo a sociedade impôs inibições morais que, até hoje, são responsáveis por problemas sexuais, especialmente em mulheres - sobre as quais as imposições sempre foram mais rígidas. A repressão sexual de uma mulher pode fazer com que ela crie um bloqueio ou inibição para os estímulos sexuais e se torne pouco sensível para o sexo ("frigidez") ou, pelo contrário, se torne demasiadamente activa.

Conhecer o corpo e estar de bem com ele é fundamental para que o caminho para a recepção dos estímulos sexuais esteja aberto.

O estímulo é a porta de entrada para toda a resposta sexual: é a partir da boa recepção e percepção dos estímulos que uma relação satisfatória começa.

 

É importante que se desligue do mundo ao seu redor e se concentre no próprio corpo, nas suas próprias vontades, tentar perceber as respostas físicas que vão surgindo, por exemplo, que sensações são melhores recebidas.


Engurgitamento Feminino

Durante os momentos de excitação as artérias são dilatadas, assim como acontece com o pénis, e o clitóris aumenta de tamanho volume em virtude desse aumento no volume sanguíneo local. Esse engurgitamento, ou "inchaço", aumenta muito a sua sensibilidade.

A região delimitada pelos grandes lábios, conhecida como vestíbulo, também aumenta de volume em virtude deste aumento no fluxo sanguíneo. A sensibilidade também é aumentada, além de surgirem contracções dos tecidos da região vaginal que fica ao redor do pénis durante o ato sexual. As regiões mais importantes a sofrerem esse engurgitamento são os pequenos lábios, a entrada da vagina e os arredores do clitóris.


Lubrificação vaginal

Na parte inferior da entrada da vagina existem duas pequenas glândulas chamadas glândulas de Bartholin, em homenagem ao cientista que as descobriu. A sua função é produzir um muco transparente e isento de odor que umidifica toda a região genital durante a excitação sexual.

Em conjunto com as secreções produzidas pelas paredes vaginais (internamente), este muco vai permitir que a sensação durante o ato sexual seja de massagem, branda e sem atrito, ao contrário da sensação irritativa de uma vagina ressecada.

A quantidade de muco produzido varia de mulher para mulher. Nos casos onde essa produção não é observada, ou a quantidade é insuficiente, pode haver uma motivação psicológica (quando a mulher não está aberta suficientemente para a recepção dos estímulos sexuais), ou físico (por algum problema nas próprias glândulas, ou falta de hormonas). Consultar o médico ginecologista e/ou um psicólogo pode solucionar o problema.

O muco é não tem cheiro nem cor. Muco com cor, por exemplo amarelada, ou então com odor aumentado ou diferente, normalmente indicam algum tipo de infecção por microorganismo - o que é bastante comum. Consultar o médico ginecologista normalmente resolve o problema rapidamente.


Fase de Platô

Finalmente, se todas as condições propícias foram alcançadas, desde a recepção apropriada e proveitosa dos estímulos sexuais (visuais, táteis, psicológicos), se esses estímulos foram suficientes para provocarem o inchaço do clitóris, o engurgitamenteo dos pequenos lábios e do restante do vestíbulo, se houve lubrificação suficiente para que o atrito com o pénis fosse reduzido à sensação de uma massagem prazerosa, então é muito provável que a mulher chegue a uma fase da resposta sexual conhecida como fase de platô - que prepara terreno para o orgasmo.

A palavra platô significa plataforma. Na resposta sexual, representa a fase do ato sexual na qual a excitação é praticamente total. Esta fase, dura normalmente de 2 a 15 minutos ou até mais, sendo para muitas mulheres a parte mais prazerosa da relação.

O engurgitamento de toda a região genital está no máximo, a sensibilidade completa. Uma das características é a hiperemia(avermelhamento) da região das bochechas, pescoço e do peito, e alterações na respiração. A sensação é de que o orgasmo está próximo - embora este possa acontecer ou não.

 


Orgasmo

Quando o estímulo na fase de platô continua é possível que aconteça o orgasmo. Orgasmo é um conjunto de contrações rítmicas e reflexas (ou seja, automáticas) que podem durar de segundos a minutos. Pode acontecer nas mais diversas intensidades: quanto mais intensos forem os estímulos, mais intenso é o orgasmo.

 

A sensação na mulher é de que toda a região genital (que envolve não só a vagina, mas a parte interior da cavidade pélvica, útero, toda a MAP e por vezes até os músculos abdominais e da parte interna das coxas) se contrai automaticamente e com força.

 

Como orgasmo em si são as contrações, fica mas fácil entender como ele pode acontecer sem ejaculação até mesmo no homem. Quando a excitação é muito pequena, o orgasmo pode ser muito fraco. A sensação pode até mesmo passar despercebida, embora algum sémem possa ser expelido. Por outro lado, também pode acontecer o orgasmo sem ejaculação: também de maneira fraca, o orgasmo fraco não bombeia o suficiente para que o semem seja expelido.


Anorgasmia e Disorgasmia

 

Estima-se que mais de 50% das mulheres em todo o mundo tenham alguma dificuldade em alcançar o orgasmo

 

É muito comum que mulheres não consigam alcançar o orgasmo (anorgasmia). Noutros casos, é comum que a mulher tenha alguma dificuldade em alcançá-lo (disorgasmia). A variação é grande: desde mulheres que nunca tiveram um orgasmo, mesmo depois de anos de casamento, até aquelas que só alcançam o orgasmo com a masturbação, ou só com um determinado parceiro, ou que necessitam de muito tempo de estímulo, etc.

Cada caso tem um motivo diferente, desde repressão sexual até falta de estímulo suficiente, dificuldade na aceitação desse estímulo ou incompatibilidade com o parceiro.

Mulheres normalmente levam mais tempo para estarem prontas para o sexo do que os homens. Isso significa que a importância das preliminares para a mulher é muito maior. Todas as condições prévias, desde a excitação até a lubrificação precisam ocorrer de maneira suficiente para que seja possível a entrada na fase de platô. Identificar uma falha em qualquer uma das fases pode solucionar o problema.

Cada pessoa tem um rítmo sexual diferente. Alguns gostam de sexo uma vez por semana, outros três vezes por dia, e isto vale tanto para homens quanto para mulheres. Todos os casos são perfeitamente normais: apenas diferentes. Uns demoram 2 minutos para chegar ao orgasmo, outros demoram mais de 20 e, mais uma vez, são só diferenças. Aí está a importância de procurar um parceiro com o mesmo ritmo e gosto.

Problemas de lubrificação podem ser amenizados com lubrificantes artificiais, problemas psicológicos podem ser resolvidos até com relativa facilidade por psicoterapia, e problemas de sensibilidade e falta de percepção da região genital podem ser regredidos com fisioterapia especializada. O importante é descobrir onde está o problema, para que o tratamento seja preciso.


Ejaculação feminina

Houve muita discussão a repeito de haver ou não ejaculação feminina. Nos últimos anos estudos tem discutido a existência de pequenas glândulas ao redor da uretra (canal que drena a urina, localizado logo abaixo do clitóris) chamadas glândulas parauretrais ou de Skene. Estas glândulas produzem um muco um pouco mais viscoso do que aquele produzido pelas glândulas de Bartholin, que é segregado pela uretra durante o orgasmo feminino.

Como estas glândulas são muito pequenas, é comum que essa ejaculação não seja percebida na maioria das mulheres. Contudo, em alguns casos onde essas glândulas estão aumentadas de tamanho, como por exemplo no caso de mulheres com ovários policísticos, a quantidade de muco produzida pode ser bem maior e portanto mais facilmente percebida.

Estão a ser realizados vários estudos para desvendar a ejaculação nas mulheres. Como ela acontece, se ela é comum na maioria das mulheres ou se é um feito raro, em que caso acontece e por que algumas mulheres são mais propensas. Mas por enquanto, ainda se mantém como mais um mistério do universo feminino.

 

Saiba mais sobre:

Aumento do desejo e da libido

 

Disfunção sexual feminina

 

O que são Afrodisiacos naturais?

O que é impotencia?

Quais as causas da impotencia?

Afrodisíaco feminino em pó

Esta categoria está em branco.

Afrodisíaco feminino em liquido

Esta categoria está em branco.

Afrodisíaco feminino em comprimidos

Esta categoria está em branco.