Afrodisiacos naturais

A Obesidade influencia a função sexual?

24-12-2011 10:38

Estudos mostram que existe solução. Resultados de um estudo, publicado recentemente no Jornal da Associação Americana de Medicina, demonstraram que em homens obesos que apresentavam disfunção erétil, a redução do peso e a mudança do estilo de vida melhoraram a função sexual.

Existe uma associação entre obesidade e função sexual em homens, que é independente das doenças relacionadas à obesidade, como diabete, hipertensão ou hiperlipidemia (aumento de gordura no sangue). Ou seja, a obesidade, em si ,pode interferir sobre o desempenho sexual.

Para testar se a redução do peso e a mudança do estilo de vida poderiam promover algum benefício sobre a função sexual, previamente comprometida, pesquisadores da Universidade de Nápoles, em Itália, acompanharam, durante três anos, homens obesos com disfunção eréctil, sem diabete, hipertensão ou hiperlipemia, e com índice de massa corporal (IMC) acima de 30. Estes pacientes foram divididos em dois grupos: o primeiro, chamado de intervenção, recebeu instruções detalhadas de como reduzir 10% ou mais do peso total, através da diminuição da ingestão alimentar e do aumento da actividade física. O segundo grupo, chamado de controle, recebeu somente informações generalizadas sobre os benefícios para a saúde, produzidos pelo exercício e pela escolha de uma alimentação equilibrada, informações essas sem nenhum detalhamento.

Após dois anos, o grupo intervenção apresentou uma redução do peso (avaliado pelo IMC) e um aumento de actividade física (medida por minutos de actividade física por semana). No grupo controle não houve modificação no peso e na actividade física.

A função sexual, avaliada através de um índice internacional de função eréctil, melhorou significativamente no grupo que reduziu o peso e aumentou a actividade física. No grupo controle (os que não haviam reduzido o peso e nem aumentado a atividade física), este índice ficou inalterado (ou seja, continuou baixo).

O resultado deste estudo deve servir como mais um incentivo para os indivíduos obesos alterarem seus padrões alimentares e o estilo de vida, melhorando assim a saúde e a qualidade de vida.

 

Saiba mais sobre:

O que é ejaculação precoce?

O que é impotencia?

Como aumentar o desempenho sexual?